Cristão Raiz - #3 Somos Pedro: inconstância
- Gabriel Takiguti
- 5 de jun. de 2017
- 3 min de leitura

Talvez lendo essa série você pense que para ser um cristão raiz é necessário ser um Super Crente, infalível, não?
Pedro é um dos personagens bíblicos mais inconstantes e contraditórios da Bíblia, ele oscilava como uma montanha russa. Sua vida foi marcada pelas promessas da mais fiel devoção ao fundo do poço, das mais belas palavras ao trágico tropeço nelas mesmas. Quanto mais estudo a vida de Pedro, mais me vejo nela, acho que em minhas veias corre o sangue de Pedro, ou melhor, o mesmo DNA pecador.
Assim como Pedro nós também oscilamos. Quantas vezes ao acordar prometo à Deus um dia de devoção e horas depois estou beirando a apostasia. Ou então após aquele culto fervoroso em que você vai lá na frente se comprometer com algo e na segunda-feira nem se lembra qual era a promessa. Quantas vezes você revela uma fé inabalável com toda força e logo em seguida se vê em uma vergonhosa covardia. Assim somos, Pedros.
Mas quem era Pedro? Um mero pescador, sem estudos, não era homem culto, mas era de uma personalidade forte e marcante. Líder nato, se destacou dentre os demais apóstolos. Mas ao mesmo tempo vemos um Pedro impulsivo (Mateus 14:28), soberbo (Mateus 26:33) e é claro, inconstante. Sobre essa última característica vejo a minha maior dificuldade e nela gostaria de me aprofundar.
Acredito que mais marcante que todos os feitos de Pedro, suas trapalhadas se destacam. Em Mateus 26:33 vemos a maior delas onde Pedro declara diretamente à Jesus: "Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!", não contente com a resposta de Jesus dizendo que ele o negaria 3x, Pedro reafirma (35): "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". Pouco tempo depois Pedro negaria à Jesus 3x (69-74). E enfim, no versículo 75 vemos que após negar a Jesus, Pedro chora amargamente.
Mas o ponto que quero chegar não tem o foco em Pedro, mas sim, na reação de Jesus em relação ao pecado de Pedro. Veja que quando Maria Madalena, Salomé e Maria foram ao sepulcro para ungir o corpo de Jesus, elas não encontraram nada a não ser um anjo que lhes disse: ““Não tenham medo”, disse ele. “Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão, como ele disse”.”
Marcos 16:6-7
Você perceberam que coisa maravilhosa acabamos de ler? Jesus deixa um recado específico e o anjo o transmite na íntegra da seguinte forma: :"Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro". Sim, Jesus sabia da tristeza que Pedro estava passando naquele momento e decide mandar um recado diretamente à ele.
Fico pensando que nas empresas que trabalhei pouquíssimos diretores sabiam meu nome e muito menos o que eu fazia. O presidente da empresa então nem se fale, ele com certeza não sabia sequer da minha existência. Mas veja só, o Presidente do mundo não é um simples Presidente. Ele conhece a necessidade e a fraqueza de cada um de nós. A cada ovelha Ele chama pelo nome! Sim, Seu reino tem bilhões de pessoas, e Ele te chama pelo seu nome. Cara, imagine só que o Dono de tudo o que existe deseja se relacionar com você agora, sem agenda marcada, quão pessoal e amoroso é esse Deus.
Meus manos e manas, não importa seu erro, sua inconstância, nem mesmo o seu pecado, Ele quer o seu coração e o seu choro de arrependimento como o de Pedro. Hoje Ele te chama pelo nome. Ele diz, vem!
Após tudo isso Pedro se tornou um homem diferente: constante, humilde (Atos 3:1-7) e corajoso (Atos 4:13).
Ser um cristão raiz não é ser infalível, é ser humilde! Ter um coração quebrantado e arrependido. Não deixe seu pecado e suas trapalhadas o afastarem de Deus, arrependa-se e volte-se hoje mesmo pra Jesus, tudo o que Ele mais deseja é estar com você.
Gabriel Takiguti
Comments